sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

VIVA... A Literatura Brasileira.

Manifesto do MAL (Movimento Artístico Literário)

VIVA... A Literatura Brasileira.

Este manifesto se propõe a lançar o Movimento Artístico Literário (MAL), que irá tratar da arte, da cultura e, em especial, da literatura brasileira.
Fundado às dezenove horas e trinta minutos do dia quatro de dezembro de dois mil e nove, na Praça Monsenhor Fabrício em frente ao Palácio dos Governadores (Prefeitura de Olinda). Local que propomos como marco de encontros mensais permanentes para socializarmos os trabalhos produzidos em arte, cultura e educação, contemplando a pesquisa, a produção e a multiplicação destes conhecimentos.
O Movimento Artístico Literário é de ordem não-governamental, de direito público e sem fins lucrativos, que visa à multiplicação dos conhecimentos adquiridos em pesquisa, através de oficinas e mini-cursos, dirigidos a professores, arte-educadores e educadores sociais.
Propomos também apreciar a Literatura Brasileira com a produção de um Congresso Literário anual homenageando e problematizando vida e obra de um vulto de nossa Literatura.
Editaremos um anuário com as literaturas, as pesquisas e as produções organizadas pelo MAL e um Blog constantemente alimentado com estas produções.
Poderá participar do Movimento Artístico Literário qualquer pessoa que tenha habilidades e vontade de produzir e pesquisar, inclusive os de menor idade quando os seus representantes legais o permitirem.
A partir do “Primeiro Congresso Literário As Faces de Euclides da Cunha”, ocorrido na Biblioteca Pública de Olinda, nos dias quatro, cinco e seis de dezembro de dois mil e nove, todos os participantes que se interessarem estarão aptos a coordenar projetos próprios e serão denominados participantes fundadores. Outros interessados poderão se integrar ao MAL durante os encontros agendados na Biblioteca Pública supracitada.
O Movimento procurará criar meios de incentivar a produção através de capacitações sobre os vários tipos de projetos, e as várias linhas de pesquisa e de produção, as leis de incentivos e todos os mecanismos relacionados à produção, a autoria e a mediação dos conhecimentos culturais, artísticos e educacionais.
Ressaltamos que nosso movimento é contra qualquer tipo discriminação, e de ordem artística, social, e educacional.

Ass. A assembléia geral do MAL.
Olinda, 06 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário